Saiba porque a organização é um dos segredos da culinária
- Priscila Vasconcelos

- 18 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun.
Para mim a culinária é uma "alquimia" porque transforma ingredientes em deliciosos pratos aguçando meus cinco sentidos. Embora não seja uma exímia cozinheira, às vezes preparo pratos saborosos (algumas ocasiões dá errado, lógico, mas sempre é uma experiência para acertar da próxima vez, ou da próxima...), tornando uma experiência prazerosa.
E fazer essa "alquimia" com ingredientes bem armazenados só contribui para uma ótima experiência gastronômica. Então selecionei algumas dicas pra você:
Temperos secos ou especiarias: mantenha-os em potes de vidro vedados e etiquetados com nome e data de validade. Guarde-os em local seco, como dentro da gaveta ou na despensa, para conservar aroma, sabor e coloração. Evite guardá-los próximo ao fogão ou na geladeira. E, ao repor o tempero, use sempre o mesmo vidro.
Itens de geladeira: produtos lácteos devem ser armazenados na primeira prateleira. Ovos devem ser armazenados na prateleira, e não na porta, para evitar que forme microfissuras por conta de abrir e fechar a porta da geladeira várias vezes ao dia. Molhos e comidas devem ser guardados em recipientes de vidro com tampa para evitar cheiro dentro da geladeira. Verduras, legumes e frutas vão na parte inferior separadamente. Bebidas como sucos, refrigerantes e água mantê-los fechados na porta da geladeira.
Produtos enlatados: após abertos coloque dentro de um recipiente de vidro com tampa, e consuma-os em poucos dias.
Alimentos não perecíveis: depois que você abrir pacotes de macarrão, biscoito, sementes, cereais e farinha, dentre outros; conserve-os na embalagem original, retirando o ar interno e fechando com um prendedor, ou transfira-os para recipientes com tampa e armazene-os na despensa.




Comentários